terça-feira, 31 de agosto de 2010

Estagio Supervisionado III-à
Unidade I

A cidade educativa: seus lugares, seus ofícios, seus habitantes e sua cultura:
            Quando olhando diferente as coisas, com outro olhar vemos aquilo que nunca havíamos visto antes, cada vez que observamos uma certa coisa temos uma visão diferente, cada um com suas relações, suas profissões, seus ofícios, sua cultura; a cidade formada, por seus lugares, físicos, afetivos, simbólicos, a cidade que é feita pelas mãos daqueles que as constroem.
            A cultura envolve todos os fazeres, os saberes e viveres pelos quais as pessoas se constituem, suas cidades, a terra os lugares, a cultura diz respeito a maneira como as pessoas trabalham e certamente o que produzem.

Imagens: (des) construções - Proposta para um passeio etnográfico:
            A arte que existe em nossa vida é invisível, porem quando a arte local é interpretada a partir do seu contexto, essa interpretação aciona não só uma maior compreensão da arte em si,mas também uma análise crítica do sistema de produção e dos valores que nela refletimos.


Orientações e ferramentas para levar nesse passeio:

 Todas as  cidades formam, pois todas elas tem uma maneira de educar, pois todas passam por um processo cultural, histórico e social. Nesse sentido, toda cidade
pode ser educadora, pois ela fala de cada um de nós e do outro com o qual
ajudamos a formar, e não importa se eles estão organizados ou não, pois todos fazem parte da sua cidade. Aqui pensamos a cidade enquanto uma confluência de práticas culturais,  formando  essa grande paisagem.
Disciplina: Ateliê-poeticas contemporâneas/Diálogos intermediáticos
Etapa II 

Vídeo escolhido: Segredos da natureza do pólo de São Simão
Link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=3zT5qjNqbiU&feature=player_embedde

VÍDEO E TEXTO POÉTICO

Polo São Simao
Video Encantos Naturais

Tema: Natureza

Terra

Ó terra, tu és bendita
De noite ou dia
Dá frutos com alegria
A chuva
O sol
São essenciais e seu guia
Ó terra, tu és torrão de amor
Sustenta teu povo
Apóia nossos pés
És moldada pelas mãos grossas
De gente guerreira
Agricultura:
Acolhe e enobrece cada região
Diferencia apenas
Cultura e miscigenação
Nesta terra:
Vejo a vida brotar do chão
Em meio às secas e enchentes
Que permeiam as regiões.




Carta produzida no Encontro Presencial:



Caro leitor:
Vejo-me como integrante de um grupo comunitário, que partilham alegrias, tristezas, e lutam por um amanhã melhor.
Minha cidade,  embora seja pequena, mas é um ótimo lugar para se viver, lá eu encontrei trabalho, conquistei amizades, constituí  família e para mim é um dos melhores lugares do mundo.
Amo minha  cidade, porque sou importante para ela, sou uma pessoa que ajuda e faz parte do desenvolvimento dela. Ajudo na formação de cidadãos críticos, porque sou professora na rede Estadual de Ensino, há vinte e dois anos, portanto posso dizer que vi e vejo minha cidade se desenvolver em todos os sentidos, tanto social, cultural, intelectual, religioso e familiar.
Vejo esta cidade em mim como uma escola, pois aqui aprendi muito, e graças a DEUS aprendi coisas boas, aprendi à amar, compartilhar, e viver um dia de cada vez., amo Uruíta.
                                                                                  Maria dos Reis

Imagem fotográfica:





Meu trabalho refere-se à natureza, a minha carta mostra um pouco do que todos nós vivenciamos, ou seja tanto na minha cidade como no resto do mundo, só que apesar de dizer isso não deixo de pensar que o que é diferente, ou seja que nos faz diferentes uns dos outros, é a desigualdade social, racial, intelectual, e as diferenças criam barreiras, abismos, os quais  muitas vezes nos deixam isolados uns dos outros, e mesmo tão perto estamos distantes. Todos nós somos um pouco da natureza, ou seja, fazemos parte dela. Mesmo assim todos nós contribuímos de alguma forma com a cidade, mas às vezes falta se integrar para realmente penetrar no contexto da cidade. Vejo que o que falta em nós, e em relação à cidade é amar, cuidar, preservar, evoluir sem prejudicar.
Usei como referência o autor Andy Warhol, para introduzir o POP Arte, porque ele trabalhou com uma arte mais popular, onde retratava famosos artistas como figuras impessoais e vazias, apesar de serem celebridades.
 E nessa imagem, vi um pouco da crítica e ironia de Andy, pois encaixei a cidade, a natureza dentro de uma imagem que retrata vários componentes que se integram como um todo.

Os primeiros trabalhos de Hockney fez uso soberba da revista de estilo de imagens populares em grande parte da arte Pop Art se baseia .respondendo com a profundidade artística para o mar,sol,sol ,céu os homens jovens, e de luxo que sua arte tomou uma inteira nova dimensão cada vez mais naturalista. Ele especializou-se em retratar a vida ensolarada da burguesia californiana.



A importância do uso da ferramenta Blog:

Em um curso à distância é  muito importante o uso da internet na qual disponibiliza tantos recursos e nos proporcione o aprendizado através da mídia.
Grande número de usuários utiliza a internet, pois ela facilita o contato, atingindo mesmo locais de difícil acesso. Tornando assim em tempo real o velho sonho de deslocar-se por vários locais do mundo sem sair de seu espaço.
            A oferta de produtos culturais, desta forma mais direta e acessível, tem seduzido um grande público, fazendo com que cresça, mundialmente e a cada dia, o número de ofertas e acessos a esse tipo de lugares.
A ferramenta blog, com certeza é uma porta aberta de grandes informações nos levando a um resultado surpreendente. Esta nova forma de aprender e estar atualizado com o que há de melhor nos meios de comunicações.
Com o uso do Blog, podemos ter um sistema de interligações, cujo movimento permite inúmeras conexão, fazendo com que cada usuário da rede faça parte dessa conexão  com prioridade, ou tendo seu próprio endereço, onde possa colocar informações, e outras pessoas se apropriarão delas, para  interagir através da internet.